top of page

Principais tipos de pranchas

Atualizado: 19 de jan.

Qual prancha escolher é uma dúvida frequente para quem está começando a surfar. Diante de tantas opções, escolher a prancha errada pode prejudicar a sua evolução ou até mesmo atrasar o avanço das mais experientes.


Por isso, para começar a aprender a surfar é necessário conhecer as categorias de prancha dentre os diversos tipos, tamanhos, materiais e formatos.






Saiba como medir a prancha de surf:

Antes de saber a prancha ideal é preciso entender sobre as dimensões. Pranchas de surf não são medidas em centímetros ou metros e sim em polegadas e pés. Quando nos deparamos com 9’, por exemplo, significa que a prancha é 9 pés. Caso a medida venha seguida por outro número, indica que ela não completou mais um pé.


Exemplo: 9’2 equivale a 9 pés e 2 polegadas.



1.Longboard

Pranchas a partir de 9 pés se enquadram como longboard, uma ótima opção para quem está começando a surfar. Por ser uma prancha maior e mais larga traz melhor estabilidade, permitindo um drop mais devagar para as iniciantes. Os longboard também são ideais para ondas menores e cheias.


Além de ser uma prancha para quem está aprendendo a surfar, os avançados também as utilizam nos dias de maré cheia para fazer manobras e ainda são capazes de agradar os que seguem a linha clássica performando movimentos mais lentos.



2.Funboard

O tamanho das funboards está entre 6 a 8 pés. Pode-se dizer que são uma variação do longboard e da shortboard (pranchinha).


As funboards são escolhidas pelos que estão transitando entre o nível iniciante e o intermediário. É uma prancha que também permite boa estabilidade por ser mais espessa e com um bom volume. Muitos optam por essa prancha já que - diferentemente do longboard - são mais confortáveis para transportar.


Surfar de funboard exibe vantagem para entrar em ondas menores e gordas.


3.shortboard ou pranchinha

Quem surfa de shortboard são beneficiados nos quesitos velocidade e agilidade, permitindo manobras mais radicais, o que limita seu uso apenas para os mais experientes.


Com bico estreito e menor espessura é pouco estável, exigindo mais esforço na remada, drop rápido e equilíbrio.


As pranchinhas são ideais para os amantes de manobras mais agressivas, fortes e rápidas.


Agora que você já sabe qual prancha escolher, venha saber sobre os cuidados com a sua prancha nova!


E quando pensar em prancha nova lembre-se da nossa parceira Reaction, que oferece descontos especiais para nossas alunas.



Comentarios


bottom of page