top of page

Para assistir: 10 Filmes sobre surf produzidos por mulheres



7 Girls (7 Garotas - tradução livre)


Esse provavelmente é um dos primeiros documentários produzidos voltado especificamente para o surf feminino. Como assim, só em 2001? Isso mesmo! Se você quer saber como é a vida de 7 mulheres surfistas durante um ano, viajando o mundo de um pico para o outro, essa é a sua chance! Nada mais nada menos que nomes renomados do surf feminino como Layne Beachley (7 vezes campeã mundial), Serena Brooke, Heather Clark, Megan Abubo, Rochelle Ballard, Keala Kenelly e Sofia Mulanovich, o documentário mostra essas mulheres rasgando ondas, pegando tubos e paredões em cenários como Fiji, Indonesia, Hawaii, Tahiti e mais! Apesar de o documentário estar disponível apenas em inglês, não se preocupe, há mais imagens do que falas e narrativas. Ele fala por si só! Prometo que você não vai querer perder essa.


Ano: 2001

Onde assistir: www.thesurfnetwork.com



Dear & Yonder


O documentário mostra o que é ser mulher no Surf, apresentando de perto a paixão pelo mar e pelas ondas das surfistas Lisa Andersen, Sofia Mulanovich, Sally Fitzgibbons, Linda Benson, Silvana Lima, Coco Ho e Stephanie Gilmore.


Ano: 2009

Onde assistir: Amazon Prime Video


The Women and The Waves (As Mulheres e as Ondas - tradução livre)

Esse é um documentário bem clássico que mostra a experiência real de surf na vida de 10 diferentes mulheres com idades entre 17 e 64 anos. Só com isso, já da pra se esperar muita diversidade e sentimento de uma vez só. Mostrando a vida de mulheres surfistas que, ao longo das décadas, escolheram remar forte na direção desse esporte que por muito tempo foi dominado pelo universo masculino e acharam um lugar só delas, este documentário foi feito tanto para mulheres que surfam ou não, atletas, amadoras ou profissionais, que querem conhecer e ter uma ideia de como é esse universo de surfar como uma garota. Sério, é chocante e inspirador ao mesmo tempo, além de ser cheio de verdades!


Ano: 2009

Onde assistir: www.thesurfnetwork.com



Coragem de Viver (Soul Surfer)

Impossível falar de filmes de surf feminino, sem falar de Bethany Hamilton. Nascida no Hawaii, filha de surfistas e irmã de surfistas, esse filme, baseado em fatos reais, conta a história de Bethany Hamilton (grava esse nome!), uma adolescente que desde que pegou a primeira onda, sabia que queria ser surfista profissional. Porém aos 13 anos, surfando com os amigos, perdeu um de seus braços em um ataque de tubarão. Mesmo contra todas as probabilidades e ninguém achando que isso fosse possível, cheia de uma fé inabalável, Bethany estava de volta no mar três semanas após o acidente. Se você quer um filme pra te inspirar com uma história verdadeiramente incrível e cheia de emoção, é esse aqui. Ele é imperdível! Curiosidade: o filme foi o primeiro em Hollywood a contar a história real de uma surfista.


Ano: 2009

Onde assistir: Youtube, Amazon Prime, iTunes, Google Play e outros.



Stephanie in the Water (Stephanie na Água - tradução livre)


O que significa ser a melhor? Stephanie Gilmore atualmente (2023) é a melhor surfista do mundo. A australiana ganhou o primeiro campeonato MUNDIAL aos 17 anos de idade e aos 22 já tinha 4 títulos mundiais. Com um talento que parecia ser intocável, foi quando ela sofreu uma série de eventos violentos que ameaçaram terrivelmente sua série de vitórias. Este documentário, que por sinal é bem íntimo, mostra o lado competitivo da atleta - Odeio perder, diz ela - e narra como o seu sentimento forte pelo surf e seu espírito livre a fizeram retornar aos pódios, além de mostrar quais são os custos de ser 5 vezes campeã mundial (isso porque hoje já são oito títulos!). Dica: assista os créditos!


Ano: 2014

Onde assistir: Youtube, Amazon Prime, iTunes, Google Play e outros.



Sea Sun Flower

Este nada mais é o 1 filme brasileiro dedicado exclusivamente ao surf feminino! É um curta de aproximadamente 20 minutos, que conta com uma coletânea de imagens embaladas por uma trilha sonora excitante e tem a intenção de exaltar o surf feminino através do olhar de algumas das mais belas e talentosas surfistas brasileiras: Alana Pacelli, Claudinha Gonçalves, Bárbara Mller, Chantalla Furlanetto e Marina Werneck (que time senhoras e senhores!). Celebrando a relação entre a mulher e o mar, vem conferir essas incríveis sessões de surf mescladas com narrativas de cada atleta nas praias mais paradisíacas da Costa Rica.


Ano: 2015



Maya Gabeira: Return to Nazaré (Maya Gabeira: Retorno a Nazaré - tradução livre)

Se você não sabe, ou nunca ouviu falar, Maya Gabeira é uma surfista brasileira de ondas gigantes (não é pouca coisa!). Foi uma das primeiras mulheres a perseguir uma carreira profissional em ondas grandes e hoje ela é uma das surfistas de ondas grandes mais bem pagas do mundo. Nesse pequeno documentário, é relatado o pior acidente que a atleta já sofreu, em outubro de 2013 nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, e como ela lutou pra superar os obstáculos físicos e mentais e enfim retornar ao surf de ondas gigantes novamente. É incrível ver sua determinação, ao ver que 2 anos depois do ocorrido, ela voltou a surfar no mesmo lugar, superando todos os seus medos, traumas e inseguranças. E sabe o que o mais? Ela voltou mais triunfante do que nunca! Quer saber como? Só assistindo!


Ano: 2016



Trouble: The Lisa Andersen History


Documentário que mostra a carreira da pioneira no surf e 4 vezes campeã mundial, Lisa Andersen. Porém muito mais que o surf, mostra também o lado autêntico do surfista, sua garra e vulnerabilidades.


Ano: 2018

Onde assistir: Amazon Prime Video


Bethany Hamilton: Unstoppable (Bethany Hamilton: Imparável - tradução livre)

Eu disse pra gravar esse nome lembra? Bethany Hamilton vem com tudo e um pouco mais, agora com um documentário que acabou de sair do forno! E eu tenho que dizer que ele tá simplesmente surreal de lindo. Continuando a mostrar sua história de perseguir seu sonho de ser surfista profissional após perder o braço esquerdo em um ataque de tubarão, e mostrando muitas coisas que não foram realmente compartilhadas no filme Coragem de Viver, esse documentário vem pra revelar a verdadeira Bethany. Aqui ela reescreve as regras de como ser uma atleta sem medo, tentando encontrar o equilíbrio entre casamento e maternidade e treinos intensivos e incansáveis pra conseguir participar dos campeonatos. Você imagina? Não? Então fica aqui com essa frase dela: "I don't need easy, I just need possible" (Eu não preciso que seja fácil, eu só preciso que seja possível). Tá aqui o motivo pra acabar com todas as suas desculpas, não só pro surf, mas pra vida.


Ano: 2019

Onde assistir: Youtube, Amazon Prime e Google Play



Meu nome é Michela Fregonese

Um documentário sobre o primeiro surf de Michela em Nazaré! O filme traz seus sentimentos, motivações, treinos e seu amor pelas ondas gigantes


Ano: 2020

Onde assistir: Globoplay

Comments


bottom of page